História do Programa

 

    O programa teve sua origem nos Estados Unidos da América, no ano de 1983, com o nome “DARE” (Drug Abuse Resistance Education) e atualmente é desenvolvido em mais de 58 países, conta com 06 currículos que vai da pré-escola até o currículo para a família, abrangendo inclusive pessoas portadoras de necessidades educativas especiais. No Brasil, o currículo mais utilizado é o “Elementary”, para crianças na faixa etária de 09 a 12 anos, 5º ano do ensino fundamental, porém, possuímos também o “Junior High”, para adolescentes na faixa etária de 12 a 15 anos, 7º ano, o “Parent” aplicado para a comunidade, e desde 2010 o currículo para Educação infantil. No Brasil o PROERD foi implantado em 1992.

   O proerd é um programa de caráter social e preventivo, posto em prática em todos os estados do Brasil por policiais militares devidamente selecionados e capacitados. É desenvolvido uma vez por semana em sala de aula durante um semestre letivo nas escolas de ensino público e privado, para os alunos que estejam cursando o quinto ou sétimo ano do ensino fundamental.

   Através do livro do estudante PROERD, os conteúdos são desenvolvidos de forma dinâmica em grupos cooperativos onde são realizadas atividades voltadas ao desenvolvimento das habilidades individuais para que a crianças e os jovens possam tomar suas decisões de forma consciente, segura e responsável.

   O programa Também é desenvolvido para a família, em um curso específico para pais ou responsáveis, durante um a dois  meses, uma vez por semana , com duração de duas horas cada encontro. Em 2010 o PROERD iniciou o programa para Educação Infantil, seu objetivo é possibilitar o reconhecimento de situações que possam comprometer sua segurança e saúde, é composto por lições com atividades orientadas para a pré-escola e anos iniciais do ensino fundamental, com objetivo de levar o aluno a participação e interatividade nas discussões e no desenvolvimento de habilidades que os conduza a solução de problemas e dificuldades, ensinando-os procedimentos a adotar em situações de emergência ou quando ocorrem eventos inesperados, como também as primeiras noções de habilidades vitais essenciais, como dizer não e pedir ajuda.

 

SD Siqueira

 

   Eu sou o SD Siqueira instrutor do PROERD ( Programa Educacional de Resistência ás  Drogas), em Minas Gerais, estou na PMMG há pouco tempo mas desde já senti a necessidade de trabalhar com as crianças e adolescentes, público esse que é o futuro de nossa sociedade, graças a DEUS estou tendo essa grande oportunidade com o Proerd de levar informações e conhecimentos as nossas crianças para que elas possam fugir das drogas e da violência e possam assim ter uma vida saudável e produtiva.